A diferença entre "pedir" que se faça algo e "ordenar" que se faça algo
por Alvaro Gomes
Há um longa estrelado pelo saudoso ator de filmes de artes marciais “BRUCE LEE” onde em uma de suas cenas de luta, o seu oponente aponta uma tábua em sua direção e a quebra com um golpe deferido com seu punho fechado.
Com um olhar tranquilo e semblante enfático, Lee responde ao gesto fazendo uso da seguinte expressão:
“A madeira não revida”
Imaginemos a madeira como sendo o trabalho que realizamos no nosso dia-a-dia. A máquina que operamos, o computador que utilizamos, enfim. Eles não respondem aos nossos sentimentos. Ou seja, não ligam se estamos chateados ou irritados, se somos arrogantes ou simpáticos. Eles trabalham do mesmo jeito independente da maneira em que os tratamos.
Mas, e se pensarmos nas pessoas que trabalham conosco? Será que elas também são imparciais ao nosso comportamento e aos nossos sentimentos?
Quando Bruce diz ao seu oponente que "madeira não revida", ele está se referindo ao fato de que se o golpe fosse deferido em um ser humano, com certeza haveria uma reação do mesmo. Portanto, há uma imensa diferença entre bater em uma madeira e bater em uma pessoa. A pessoa revida!
Mas o ato de revidar não significa necessariamente responder também com um golpe, e sim, qualquer reação negativa que essa pessoa venha a ter depois de ter sido golpeada. Mesmo que ela simplesmente leve suas mãos ao rosto com a intenção de amenizar a dor.
Isso é o que um líder precisa entender sempre no que diz respeito a "gerenciar pessoas". Toda ação tomada ou palavra dita, sempre irá gerar uma reação em quem a recebe. E cabe a ele fazer com que essa reação ou resposta seja positiva ou negativa.
Nesse ponto, enfatizo a importância de que se entenda a diferença entre pedir que se faça algo e ordenar que se faça algo. Geralmente a primeira irá gerar uma resposta positiva. Já a segunda, é quase certo que trará uma resposta negativa.
Quem pede, espera por um resultado.
Quer ordena, cobra por um resultado.
Todo colaborador tende a mostrar melhores resultados quando ele senti que seu gestor imediato deposita total confiança em seu trabalho. Isso se demonstra através da liberdade que lhe é dada na execução de suas tarefas. Portanto, um líder que delega atividades, sem ficar o tempo todo se certificando de que elas estejam sendo cumpridas, no final obterá um melhor resultado, além de não ter que se desgastar com cobranças desnecessárias.
A cobrança é uma das ferramentas mais improdutivas que um líder pode fazer uso, pois, ela sempre trará um resultado contrário a sua finalidade.
As pessoas revidam!
Desfira segurança, e elas revidarão com confiança.
Desfira transparência, e elas revidarão com honestidade.
Desfira humildade, e elas revidarão com respeito.