A essência da liderança
por Alvaro Gomes
Talvez hoje você não se lembre, mas é fato que desde quando éramos crianças já tivemos que conviver com situações as quais a “liderança” esteve presente, e mesmo que em alguns momentos nos colocássemos contra ela, foi necessário que a aceitássemos, caso contrário, nos isolaríamos e deixaríamos de viver em sociedade.
Um exemplo é quando você jogava futebol com seus amigos naquele campinho de terra perto de sua casa e sempre tinha aquele garoto que se encarregava de escolher o time enquanto os outros garotos ficavam apreensivos para serem escolhidos. Por acaso havia uma eleição entre vocês que escolhia um responsável por fazê-lo? Tenho absoluta certeza que não. Então quem o colocaria nesta condição se não ele próprio, através de atitudes e iniciativas que faziam com que os outros meninos ficassem submissos a essa situação?
Óbvio! Aquele garoto possuía algo que os outros meninos inclusive você não possuíam,
“LIDERANÇA”
Outro exemplo na infância é aquele grupo de amigas que se reúnem em casa para brincar de boneca, e se uma delas não tiver a sua própria boneca, automaticamente é excluída do grupo. Será por que o grupo a excluiu ou por que há uma menina que influencia as outras para que a ignorem? Com certeza a atitude parte de uma delas, e por algum motivo, seja por ter a boneca mais cara, ou ser a dona da casa onde elas se reúnem, ou por ser considerada a mais bonita ou ter o cabelo mais cumprido, não importa! Algo de diferente ela possui que faz com que as outras meninas fiquem a mercê de suas vontades. Assim também é o garoto que escolhe o time de futebol, ele tem algo que o destaca dos outros meninos, provavelmente é o que possui maior habilidade.
Alguma vez você já vivenciou algo parecido? Acredito que sim, mas o que realmente importa é se você era o que escolhia o time ou um dos que esperavam para serem escolhidos.
Sabe aquele momento de happy hour com seus amigos do trabalho ou da faculdade e que por um instante você sente a necessidade de contar-lhes algo que em seu ponto de vista é muito interessante, porém, com tanta conversa e uma pessoa falando em cima da outra você fica sem jeito de falar? O que você faz para que eles te escutem? Você manda que todos se calem? É claro que não, porque eles não irão se calar. Então o que você faz?
Sua inteligência e sua percepção fazem com que você atraia sempre a atenção das pessoas mais influentes do seu grupo, e qual o motivo? O motivo é que todas as outras prestam atenção nelas, e se elas pararem para escutar o que você tem a dizer, todas as outras irão parar para escutar também. Não é uma bobagem? Mas acredite, você faz isso o tempo todo e nem se dá conta porque já se tornou um hábito, ou pode se dizer um vício.
Imagine que no seu grupo há treze pessoas, e entre essas treze, você e mais outras duas são as que mais se destacam. Agora imagine que vocês três se fecham em um determinado assunto, o que acontece com as outras dez? Eu lhe afirmo com total segurança que mesmo estando em maior número elas não se ausentarão e permanecerão atentas ao que vocês estiverem discutindo. Isso é liderança, e mesmo que você não se prenda a esse simples detalhe, você pode ser um LÍDER em potencial e nem percebe que tem nas mãos uma das ferramentas mais essenciais que levam ao sucesso muitas pessoas presentes em nossa sociedade, pois, se você tem a habilidade de influenciar pessoas e atraí-las como um imã, “Amigo (a)” o mundo é seu. Mas eu pergunto;
Você é uma das pessoas mais influentes do seu grupo, ou está o tempo todo tentando conseguir a atenção das que são?
A história nos mostra que essa habilidade de influenciar pessoas também pode se tornar uma arma das mais destrutivas quando usada contra a humanidade. Homens como Adolf Hitler, Ozama Bin Ladem, Mao Tse Tung, Stalin, Papa Doc, Pinochet, entre outros. Porém, muitos foram os que trouxeram grandes benefícios a ela; Humanistas como Abrahan Lincoln, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Che Guevara, Nelson Mandela, religiosos como Moisés, Maomé, Apóstolo Paulo, Apóstolo Pedro, e o maior líder que a humanidade conheceu, conhece, e sempre conhecerá,
*****JESUS CRISTO*****
Há os que dizem que a maior prova de liderança é fazer com que outro ser humano doe a própria vida em favor de sua causa. Eu já digo que a maior prova de liderança é entregar a própria vida em favor de sua causa, e quem já o fez se não o próprio Cristo?
Jesus Cristo é o maior exemplo de liderança que você pode encontrar no decorrer de toda a história. Ele é a verdadeira essência dela. Só Cristo foi capaz de transformar doze homens sem talento algum aos olhos da humanidade, em homens que mudaram o mundo, porque ele soube como tirar o melhor de cada um deles e usá-lo em favor da própria humanidade.