A pedra e o formigueiro

por Alvaro Gomes

 

          Certo dia, um garoto que assistia a um documentário sobre formigas no canal da Discovery, ficou impressionado em saber que elas conseguiam levantar até cem vezes o seu próprio peso. E na inocência de seus pensamentos, imaginou que se milhares de formigas se unissem, poderiam levantar grandes objetos. E sem conseguir conter a sua curiosidade, resolveu conferir isso na prática.

 

          Ele foi até a horta em seu quintal onde havia um grande formigueiro e imaginou que se ele atirasse uma pedra nele, todas as formigas se uniriam e ergueriam a pedra para fora do formigueiro.

 

          Ao atirar a pedra, ele logo ficou atento para ver o que aconteceria. Queria ver se de fato as formigas eram assim tão fortes, mas, o tempo foi passando e tudo o que ele viu foi só um monte de formigas desesperadas e totalmente desorientadas movendo-se para todas as direções.

 

          Ele retornou para dentro de sua casa decepcionado, porém, estava decidido em retornar no dia seguinte para ver se algo de novo poderia ter acontecido.

 

          Já pela manhã quando foi até o quintal ficou mais decepcionado ainda, pois, a pedra ainda estava lá do mesmo jeito de quando ele a atirou, e até pensou que devido ao grande estrago que causou, as formigas haviam fugido e abandonado o seu lar. Foi então que ele retirou a pedra e para sua surpresa elas ainda permaneciam no formigueiro.

 

          Que lição fantástica podemos aprender com as formigas. Elas de fato são um exemplo de união, de equipe, de vontade e de superação. Quando usamos a expressão “Se cada um fizer a sua parte alcançaremos grandes resultados” basta observar o comportamento delas que veremos isso na prática.

 

          Você por acaso já viu em meio a centenas de formigas alguma delas fazendo corpo mole ou se apoiando no trabalho das outras?

 

          Quando o menino atirou aquela pedra no formigueiro, será que a primeira reação das formigas foi encontrar e apontar um culpado?

 

          Será que uma olhou para a outra e disse:

 

          - Olha! Foi aquele garoto que atirou a pedra!

 

          Óbvio que não.

 

          E quando aquele garoto pensou que elas estavam desesperadas e desorientadas, na verdade elas estavam era empenhadas e com pressa para resolver aquele problema.

 

          Elas não deram a mínima para o tamanho da pedra, e nem ficaram preocupadas com fato de não terem força para removê-la. Elas a ignoraram e refizeram o formigueiro ao redor dela.

 

 

                                Não é preciso levantar cem vezes o seu próprio peso

                                     para mostrar que você é um ser humano forte

                                  

                                   A verdadeira força se manifesta na sua coragem 

                                            e na sua vontade de encarar desafios

                                                                     

                                                              Lembre-se!

 

               "Não existe obstáculo tão grande quanto a sua capacidade de superá-lo".

 

                                                         A pedra e o formigueiro