A vila dos ignorantes

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." - Sócrates

por Alvaro Gomes

Havia uma vila onde todos os seus habitantes se julgavam serem as pessoas mais sábias do mundo. Perto dessa vila, um pouco mais distante, existia um pequeno vilarejo onde as pessoas que lá viviam eram todas rotuladas como sendo ignorantes se comparadas aos habitantes daquela vila.

Eram tratadas como ignorantes porque ao contrário dos habitantes da vila, viviam quase que escondidas, e quase nunca eram vistas por qualquer pessoa que passasse ali por perto.

Um dia, os sábios resolveram fazer uma experiência. Escolheram dentre eles o mais sábio de todos para se infiltrar no vilarejo e viver em meio aos ignorantes durante o exato período de um ano, e assim que se passasse esse período, ele retornaria para a vila tendo em mãos um relatório detalhado constando tudo sobre a sua experiência de viver em meio a pessoas tão limitadas intelectualmente.

Ao se passar um ano, enfim o homem retornou a vila, e, ao ser questionado sobre sua convivência com as pessoas do vilarejo, disse aos outros sábios que todos eles estavam equivocados. Que durante o ano em que permaneceu em meio aquelas pessoas, conheceu somente uma pessoa a qual ele podia chamar de ignorante, e essa pessoa era ele mesmo.

Ele aprendeu que o que ele chamava de sabedoria, na verdade era arrogância. E o que ele chamava de ignorância, era sua própria falta de sabedoria.