As candidatas

por Alvaro Gomes  

     Existem três tipos de profissionais;

 

1° Aquele que é comprometido com a empresa, com seu trabalho e consigo mesmo.

 

2° O que é comprometido com seu trabalho e consigo mesmo.

 

3° O que é comprometido apenas consigo mesmo.

 

     Veja;

 

     Em um processo de seleção de uma empresa de cosméticos situada no estado de São Paulo, a consultora de recursos humanos colocou os candidatos sentados ao redor de uma mesa e pediu para que um a um se levantasse e dissesse o porquê gostaria de trabalhar naquela empresa. Era um contrato de trabalho temporário que duraria em torno de seis meses.

 

     Abordarei a apresentação de duas candidatas, e quero que você perceba a diferença entre o objetivo de ambas.

 

  Candidata 01 – Gostaria de trabalhar na. . . Pois se trata de uma empresa muito conceituada, que tem muito a acrescentar em meu currículo e me trará mais conhecimentos para que eu possa desenvolver-me ainda mais profissionalmente trazendo-me benefícios, e dando-me as ferramentas necessárias para que eu possa desenvolver um bom trabalho e gerar bons resultados para a empresa.

 

  Candidata 02 – Vou ser bem sincera! Quero trabalhar porque preciso do emprego, pois já faz um ano que estou desempregada. Tenho uma filhinha de apenas quatro anos, e estou passando por muitas dificuldades. O pai dela me deixou e não posso contar com mais ninguém. Portanto, peço humildemente que me deem essa oportunidade. É isso.

 

     Diga-me qual das duas você acha que foi contratada?

 

     Eu lhe digo que foram as duas.

 

     Mas e você? Faria o mesmo? Também contrataria ambas as candidatas?

 

     Se levar em consideração o que foi dito anteriormente, irá perceber que a primeira candidata mostra em sua apresentação ser uma profissional comprometida consigo mesma, porém, demonstra que terá um compromisso com a empresa também. Já a segunda candidata em nenhum momento cita suas intenções a respeito da empresa, ou seja, coloca em evidência apenas a sua vida pessoal, e é o mesmo que dizer que da empresa a única coisa que a interessa é o salário.

 

     Durante os seis meses de contrato, a candidata 01 agiu exatamente de acordo com as suas intenções iniciais. Era interessada, responsável, e mesmo sabendo antecipadamente que não haveria possibilidade de ser contratada, manteve sua perfeita conduta até o final do contrato. Já a candidata 02, estava preocupada apenas consigo mesma. Deixava o setor várias vezes com a desculpa de tomar água ou ir ao toalete. Conversava o tempo todo, e dizia aos quatro cantos que não estava nem aí para a empresa já que não seria contratada. Sem contar as várias vezes que faltou ao trabalho.

 

      Ao se completarem os seis meses, ambas tiveram seus contratos rescindidos, porém, quinze dias depois, a candidata 01 foi convidada a retornar a empresa, só que dessa vez como colaboradora efetiva.

 

      O funcionário perfeito não é apenas o que é comprometido com o seu trabalho e consigo mesmo, mas aquele que é comprometido com a empresa também, ou seja, veste sua camisa, cria um vínculo e trabalha em função da mesma visando o seu crescimento e crescendo junto com ela.