A arte de vender um produto

por Alvaro Gomes

 

          Um dia desses eu estava voltando para casa, e como muitos de nós já está acostumado, era mais um dia de ônibus lotado no horário de pico. É interessante observar as pessoas, parece que todas estão pensando na única e exclusiva coisa que é chegar rápido em casa. Estão todas cansadas voltando do trabalho, e não estão nem um pouco interessadas em serem perturbadas durante esse tedioso percurso, e muitas até se aventuram em um sono profundo.

 

          Já percebeu que dentro dos transportes coletivos as pessoas se detestam? É verdade! As pessoas não suportam a ideia de terem seu espaço invadido. Estão sempre mal humoradas, e sempre olham feio quando outro alguém se quer esbarra nelas.

 

          E quando entram aqueles vendedores ambulantes? É um saco! A pessoa fala, fala, e ninguém da ouvido, e até olham para os lados.

 

          Pois então.

 

          Neste dia entrou um homem vendendo aquele famoso chocolate, o “Suflair”  Você já conhece o suflair!! Se eu lhe oferecer  um Suflair, você vai ser louco(a) de recusar? Acho que não. Você conhece o seu gosto, sabe que é delicioso e derrete facilmente na boca. Aposto que você está pensando nele nesse exato momento.

 

          Ele estava sendo vendido a dois reais e se você optasse em comprar três, pagaria somente cinco reais. Era isso que o vendedor dizia e repetia constantemente e pausadamente como se já estivesse saturado de falar sempre a mesma coisa.

 

                           “Olha o Suflair, Um é dois, Três é cinco”.

 

          Eu tinha exatamente dois reais em meu bolso, e queria aquele chocolate. Eu adoro Suflair! Mas pensava comigo:

 

          E se eu gastar esses dois reais, e ao chegar em casa tiver vontade de passar na padaria e comprar alguns pãezinhos para comer com café? Acho melhor deixar pra lá o chocolate. Outro dia eu compro! Então fingi que aquele homem não estava ali.

 

          Acho que eu era o único que queria o chocolate porque o vendedor desceu do ônibus sem vender um se quer.

 

          Mas amigo(a) veja que curioso! Mais à frente subiu no coletivo um indivíduo vendendo uma tal de “cocadinha da Bahia”. Você por acaso conhece a cocadinha da Bahia? Olha só! Era um saquinho com dez pedacinhos de cocada dentro. É o mesmo que você pegar uma única cocada e quebrá-la em dez pequenos pedaços, simples assim. Só que aquele homem fez uma propaganda dessa tal de cocadinha da Bahia, que não teve como não prestar atenção nas coisas que ele dizia. Era mais ou menos assim:

 

          “Olha a cocadinha da Bahia! Vem da terra do Vampeta! Famosa igual Ivete! Sucesso igual Carla! Rainha igual Daniela! Uma delícia pessoal”.

 

          E não era só isso, Tinha amostra grátis!

 

         Um pedacinho do tamanho de um feijão embrulhado em um pequeno papel. Ele passava entregando de mão em mão, e adivinha o preço do saquinho? 

 

          Isso mesmo! “Um é dois, Três é cinco”.

 

          Sabe quantos saquinhos ele vendeu? Em torno de oito! E o pior! Os únicos dois reais que eu tinha no bolso foram embora com aquele homem.

 

          Resumindo! Não é o que você vende, e sim como você vende.

 

          O sucesso de um negócio, às vezes não depende somente da qualidade de um produto, mas também da maneira que ele é apresentado aos clientes.

 

          Vender um produto é uma arte. Se você não fizer com vontade e sem uma estratégia de venda, você não terá sucesso. Independente do que você esteja vendendo.

 

                             “Vontade! Este é o segredo”.