As aparências enganam
por Alvaro Gomes
Uma conceituada empresa de marketing e propaganda selecionou quatro candidatos para uma vaga de Analista Sênior em Marketing e Vendas.
O processo de seleção aconteceria em meio a três etapas:
● Dinâmica em grupo;
● Entrevista com a analista do departamento de recrutamento e seleção;
● Entrevista com o gerente responsável da área;
Ao chegarem à empresa pela manhã, os candidatos que eram dois rapazes e duas moças, foram orientados para esperarem na recepção onde permaneceram por cerca de 1 hora e 15 minutos, e durante esse período conversaram uns com os outros, ao mesmo tempo em que observavam atentamente a todo movimento que se passava no local.
Uma das moças que por sinal era a mais quieta do grupo procurou distrair-se com uma das revistas que estavam expostas em uma mesa central.
Um dos rapazes focou-se em seu i phone desligando-se de tudo que estava em sua volta.
A outra moça alternava-se entre retocar a maquiagem e folhear uma revista sobre vestidos de noiva que havia trazido em sua bolsa.
Vendo que os demais candidatos já não tinham mais assunto, o segundo rapaz abriu um livro que trazia em sua pasta e começou a lê-lo.
Ambos estavam distraídos, porém, não deixaram de notar a chegada de um homem que aparentava ser de uma transportadora pelo modo que se apresentou a recepcionista, dizendo que tinha uma entrega para um tal de Ricardo Martines. Tendo esse homem também que se sentar e esperar para ser atendido.
Diferente dos candidatos que não estavam muito afim de conversa e até mesmo estavam entediados pela espera, esse transportador falava até demais. Começou a querer puxar assunto com todos eles chegando mesmo a ser insistente em suas tentativas, mas, dos quatro candidatos apenas uma das moças parou o que estava fazendo para dar a devida atenção ao sujeito.
A conversa durou vários minutos, e mesmo estando diante de um homem que com certeza não tinha nada em comum com os seus interesses ela falou muito sobre si, contou sobre seus objetivos, suas perspectivas caso ingressa-se na empresa, suas experiências passadas, e até mesmo sobre os preparos do seu casamento que seria no começo do próximo ano, assunto o qual foi o primeiro que conversaram, pois o homem atentou-se em ver que a revista que ela estava lendo era sobre vestidos de noiva.
Depois de um determinado tempo a recepcionista ao atender uma chamada interna disse ao homem que o Sr. Ricardo Martines o aguardava em sua sala. Então ele despediu-se da moça e deixou a recepção.
Dez minutos depois, a analista de recursos humanos chamou os quatro candidatos para dar inicio ao processo de seleção. E após a primeira etapa que foi a dinâmica em grupo, ela chamou uma das moças e agradeceu a participação dos outros três candidatos dispensando-os logo em seguida. Surpresos com a ação da analista, eles começaram a questionar o motivo pelo qual tão rápida foi a escolha da candidata, um deles até fez a seguinte pergunta:
- Você não disse que o processo de seleção teria três etapas? Dinâmica em grupo, uma entrevista com você, e por último uma entrevista com o gerente da área?
Mas para a surpresa de todos, ela disse:
- Sim, mas foi o próprio gerente que fez a escolha.
A moça que não foi escolhida indignada com a resposta disse:
- Como isso é possível se nem ao menos chegamos a conhecer o gerente?
A recrutadora respondeu:
- Acredito que vocês quatro tiveram a oportunidade de conversar com ele. Ele ficou na recepção por cerca de quarenta minutos, e durante esse tempo ele pôde analisar um por um de vocês, e pode ter certeza de que o Sr. Ricardo Martines nunca erra em suas escolhas, ele é um homem muito observador.
Todos ficaram perplexos com o que ouviram, e entendendo o que havia acontecido não mais quiseram falar nada. Então a moça concluiu:
Um conselho pessoal! Estejam sempre preparados para vender a imagem de vocês a todo momento e em todo lugar que estiverem, porque não será apenas em uma entrevista de emprego que vocês serão avaliados, mas sim, em tudo que vocês fizerem no dia-a-dia. Estejam sempre atentos as oportunidades que lhes são proporcionadas, e nunca pensem que o produto de vocês deve ser apresentado somente as pessoas que lhes convém. Não importa se é um gerente, um presidente, ou mesmo um transportador,
"uma boa impressão deve ser causada a ambos".