Oportunidade em fazer melhor

por Alvaro Gomes

 

          Um dia um funcionário de uma empresa metalúrgica foi até a sala do gerente que administrava seu departamento com o seguinte pedido;

 

          “Gostaria de receber um aumento salarial”

 

          Então o gerente perguntou:

 

          - E por quê você acha que merece um aumento salarial?

 

          E ele respondeu:

 

          - Irei completar quinze anos de empresa no próximo mês! Sou o funcionário mais velho e com mais experiência no setor, e não acho justo que funcionários com menos tempo de casa do que eu ganhe o mesmo que estou ganhando agora.

 

          O gerente pensou por cerca de trinta segundos e voltando-se para o colaborador disse-lhe:

 

          Posso lhe pedir um favor? Há algum tempo os funcionários vêem reclamando que na hora do almoço temos apenas comido melancia de sobremesa, e eles já estão ficando de saco cheio! Por isso estou pensando em variar um pouco. Você não poderia por gentileza ir até a venda na esquina ver quanto está o quilo do abacaxi? Pois se valer à pena, irei substituir a melancia por abacaxi. Tudo bem?

 

          Então o funcionário disse:

 

          - Tudo bem, mas como fica o assunto que estamos tratando?

 

          O gerente respondeu:

 

          - Faça isso e depois conversamos.

 

          O funcionário sem entender nada, foi fazer o que lhe foi pedido, e depois de aproximadamente dez minutos, retornou ao gerente com a seguinte resposta:

 

          - O valor de uma única melancia daria para comprar três abacaxis, porém três abacaxis não rendem metade de uma melancia. Perderíamos em relação ao custo benefício.

 

          Então o gerente o perguntou:

 

          - O que você acha que devemos fazer nesse caso?

 

          - Hora! Devemos continuar comendo melancia! Disse o funcionário.

 

          Foi então que o gerente lhe fez o seguinte questionamento:

 

          - Quem é o funcionário mais novo no setor e quanto tempo ele está na empresa?

          O homem não precisou de muito tempo para lhe dar a resposta, então o gerente pediu que ele o chamasse.

 

          Era um rapaz que havia ingressado na empresa há apenas três semanas, e quando ele chegou até a sala do gerente, o mesmo lhe fez o seguinte pedido:

 

          - Você poderia por gentileza ir até a venda na esquina ver quanto está o quilo do abacaxi? Pois se valer à pena, irei substituir a melancia do almoço por abacaxi. Você pode fazer isso?

 

          O funcionário que estava na empresa há quinze anos ficou pasmo com aquilo, pois sabia que era inútil, e que o rapaz voltaria com a mesma resposta.

         Mas para sua surpresa, havia se passado mais de quarenta minutos e o rapaz ainda não havia retornado, e até aproveitou para dizer:

 

          Está vendo? O senhor pede para o novato sair da empresa, e ele aproveita para bater perna.

 

          Depois da devida demora, o rapaz retornou e disse ao gerente:

 

          Fui até a venda da esquina e constatei que o abacaxi estava sendo vendido a um preço bem mais em conta que a melancia, mas observei que uma única melancia rende mais que cinco abacaxis, então acabaremos gastando mais para obtermos o mesmo rendimento. Porém, percebi que havia outras frutas, e entre elas, mangas, uvas e melões, e que ambas estavam com um preço bem em conta. Por isso, tomei a liberdade de encomendar uma certa quantidade das três juntamente com alguns abacaxis já para a próxima semana, e assim poderemos alternar de sobremesa praticamente todos os dias, e detalhe, por fechar esse acordo com o comerciante, ele disse que sempre mandará uma melancia de brinde por conta da casa.

 

          O gerente voltou-se novamente ao funcionário que o havia pedido um aumento e o perguntou:

 

          - E então? Se você estivesse no meu lugar, para quem você daria um aumento de salário?

 

          Inconformado, o funcionário voltou a suas atividades. E o rapaz que havia começado há três semanas, este por sua vez, teve uma bela carreira na empresa.

 

 

                          Diferencie-se, faça a diferença, Seja indispensável