Vender o peixe

por Alvaro Gomes

 

          Havia uma peixaria nos Estados unidos que estava caminhando para a falência. Os clientes estavam sumindo, e o dinheiro que entrava não estava sendo suficiente para pagar as contas e o salário de seus funcionários.O dono já não sabia como resolver o problema e fechar o estabelecimento parecia ser a única saída.

 

          Os funcionários cientes do que estava se passando, se reuniram por conta própria com o objetivo de achar uma solução que impedisse o fechamento da peixaria. E o que eles fizeram?

 

         “Mudaram o método de trabalho”

 

          Como o estabelecimento ficava em uma feira livre, eles começaram a chamar a atenção dos clientes de uma forma bem interessante. Eles simplesmente se divertiam.

 

          Divertiam-se! Como assim?

 

          Eles gritavam! Jogavam os peixes de um lado para o outro, interagiam com os clientes que passavam a serem além de compradores “ espectadores” e a cada pedido um divertimento a mais.

          O cliente pedia o que queria, e via o seu pedido voando de mão em mão pelos funcionários que transformavam o trabalho em puro divertimento.

          Esse método de trabalho atraia dezenas de pessoas, que curiosos aglomeravam-se em frente à peixaria para ver o show gratuito.

          Os negócios foram salvos, e essa peixaria é usada como exemplo em muitos seminários sobre força de vendas.

 

          Isso é o que realmente podemos chamar de “Vender o peixe”.