Vender o peixe
por Alvaro Gomes
Havia uma peixaria nos Estados unidos que estava caminhando para a falência. Os clientes estavam sumindo, e o dinheiro que entrava não estava sendo suficiente para pagar as contas e o salário de seus funcionários.O dono já não sabia como resolver o problema e fechar o estabelecimento parecia ser a única saída.
Os funcionários cientes do que estava se passando, se reuniram por conta própria com o objetivo de achar uma solução que impedisse o fechamento da peixaria. E o que eles fizeram?
“Mudaram o método de trabalho”
Como o estabelecimento ficava em uma feira livre, eles começaram a chamar a atenção dos clientes de uma forma bem interessante. Eles simplesmente se divertiam.
Divertiam-se! Como assim?
Eles gritavam! Jogavam os peixes de um lado para o outro, interagiam com os clientes que passavam a serem além de compradores “ espectadores” e a cada pedido um divertimento a mais.
O cliente pedia o que queria, e via o seu pedido voando de mão em mão pelos funcionários que transformavam o trabalho em puro divertimento.
Esse método de trabalho atraia dezenas de pessoas, que curiosos aglomeravam-se em frente à peixaria para ver o show gratuito.
Os negócios foram salvos, e essa peixaria é usada como exemplo em muitos seminários sobre força de vendas.
Isso é o que realmente podemos chamar de “Vender o peixe”.