Vivendo em um mundo competitivo

por Alvaro Gomes

 

         “Quer se relacionar com uma pessoa linda, inteligente, gentil, educada, ou seja, alguém que possua todas as qualidades que você sonha em um dia encontrar em sua vida? Prepare-se! Porque você entrará em uma verdadeira disputa para conseguir conquistar essa pessoa. Por acaso você conhece alguém com todas essas qualidades que não seja constantemente assediado(a) ou de fato comprometido(a)?”.

 

          Pode ser até um tanto cômico pensar dessa forma, mas se analisarmos e compararmos com o que acontece no nosso cotidiano veremos que realmente é assim que as coisas acontecem.

 

          As mulheres costumam dizer que não existe o homem perfeito, o chamado “Príncipe encantado” da mesma forma que os homens dizem não existir a mulher perfeita, aquela que seria a princesa dos contos de fadas, mas na verdade eles existem sim, só que não da forma que idealizamos porque achamos que há sempre um alguém em algum lugar que está guardado ou sendo preparado para surgir em nossa vida e conduzi-la a um lindo “felizes para sempre”  e ao notarmos que essa tão sonhada pessoa teima em aparecer começamos a culpar o  destino, a sorte, o universo, e até mesmo a Deus. Mas lembre-se, vivemos em mundo competitivo onde ninguém está disponível e o seu tão sonhado príncipe está sendo disputado por várias outras princesas e vice-versa, e só lhe resta ter que fazer por onde conquistá-lo(a)  usando de todos os seus atributos. Você acha que essa pessoa tão perfeita que você tanto idealiza está sozinha agora esperando por você?                  

 

          Pode ter certeza que se hoje você está feliz ao lado de quem você ama, é porque em algum momento mesmo sem saber você disputou essa pessoa com um outro alguém, estou errado?

 

          A mesma coisa acontece no mundo profissional, pois os melhores profissionais nunca estão disponíveis para o mercado, e quando se acham insatisfeitos logo migram para outras empresas em busca de alcançar o sucesso e a  sua realização pessoal e profissional propriamente dita. Da mesma forma que as empresas estão sempre dispostas a tomar esse profissional para si, e não se restringem quanto a isso, pelo contrário, elas entendem que tirando um profissional competente de uma outra empresa concorrente não deixa de ser uma forma de mostrar vantagem. É como eu já disse anteriormente e torno a repetir, “                                   

 

                           Vivemos em mundo competitivo”.

 

          Portanto, se uma empresa quer ter o seu time de funcionários formado sempre pelos melhores profissionais, ela também deve criar políticas para atrair e manter tais colaboradores, caso contrário, ela virá a perdê-los. Assim como não devemos romantizar uma espera por nossos príncipes e princesas, pois, mesmo que o destino ou o universo os esteja trazendo até nós, a estrada não é deserta e você com certeza não será a única pessoa no caminho desse alguém. 

 

          Se uma empresa tira um profissional de uma outra, pode ser que ela viu nesse profissional um potencial que talvez a empresa atual não soube reconhecer, cultivar e dar o devido suporte para conseguir mantê-lo. Assim como as qualidades que buscamos em uma outra pessoa, são sempre as mesmas que as outras pessoas também procuram. Vale um conselho? Enxergue mais longe, diferencie-se dos demais, sem querer ser mais do que ninguém.

 

                          "Você pode ser o melhor no que faz, mas isso não faz de você melhor do que ninguém" 

 

          Qualidades que você possui e que acha não serem importantes para atrair a atenção de um outro alguém, muitas vezes são as que esse alguém mais está a procura.

 

          A pessoa perfeita existe, quando ela é perfeita somente pra você, mas, se você deseja que essa pessoa seja perfeita pra você, para sua família, para os seus parentes, para os seus amigos, essa pessoa com certeza deixará de existir.

 

          Queira o melhor, exija para si o melhor, e não aceite nada menos do que o melhor, mas o que for melhor pra você e não para os outros.

 

          Beleza, inteligência, status, não passam de meros detalhes que deixam de ser relevantes quando o que está em jogo é a sua felicidade. Vá a luta! Reivindique por aquilo que você quer,  deseja e merece.