O poder de servir
por Alvaro Gomes
Quando você vai a um restaurante pela primeira vez, sempre há de sua parte um retorno ou um feedback sobre o que você achou do local.
Você comenta do sabor da comida, da agradabilidade do ambiente, da maneira em que é recebido, mas uma coisa você sempre nota e que faz toda uma imensa diferença na sua preferência em retornar ao local, a maneira que você é “servido”.
Pessoas que desenvolvem essa habilidade de servir as outras tornam-se seres humanos marcantes. Adquirem respeito, admiração e prestígio. É o caso do garçom que lhe serviu, você sempre fará questão de ser atendido por ele quando voltar ao restaurante, porque além de ter a certeza de que será bem servido, ele também lhe trás a segurança de que terá um almoço ou jantar mais do que agradável.
Outra habilidade que esse garçom possui além da de saber servir, é a de como ele é capaz de fazer com que você se sinta o cliente mais importante do restaurante, quando, por exemplo, oferece-lhe antecipadamente o vinho que você já está habituado a pedir, quando por algumas vezes retorna a mesa para saber se tudo está perfeito como você gostaria que estivesse, enfim. É certo que a maneira mais eficaz de se conquistar o prestígio, a admiração e o respeito das outras pessoas está na sua habilidade em servir.
Porém, da mesma forma que um garçom possui todo o cuidado de saber como servir os clientes, é necessário que nós também tenhamos o cuidado de saber como servir os nossos colegas de trabalho, os nossos subordinados, os nossos amigos, os nossos familiares, e até o nosso próximo, ou seja, alguém que nem ao menos conhecemos.
Servir significa atender as necessidades, e muitas são as necessidades as quais o ser humano "necessita" de serem atendidas. Embora nossa sociedade contemporânea enfatize sua maior necessidade como sendo a do dinheiro, há outras que não requerem tanto sacrifício. Não temos condições de ficar servindo dinheiro, mas e quando uma outra pessoa solicita que você a sirva com dez minutos da sua atenção somente para ser ouvida, o quanto você se dispõe a lhe servir?
A liderança servidora nasceu do princípio de que para que você possa ter suas necessidades atendidas, você precisa também olhar para as necessidades dos outros, mostrar verdadeiro interesse, estar mais próximo a eles, conhecer suas dificuldades e poder ajudá-los a melhorar.
Quando alguém necessita de sua atenção, e você a serve com total empatia, esse simples ato faz com que você naquele momento ganhe a confiança daquela pessoa. Ela irá respeitá-lo (a) e encontrará em você a segurança que procura.
No exemplo do restaurante, quando você elogia o serviço do garçom que lhe atendeu, como acha que ele irá servi-lo na próxima vez que você retornar ao local? Com certeza ele irá empenhar-se em servi-lo ainda melhor do que da primeira vez.
O ato de servir também é dar feedback. É saber dar as pessoas o retorno que elas necessitam por terem realizado algo. E isso pode ser feito através de um simples elogio ou mesmo por uma crítica construtiva onde é possível resgatar os seus valores e a sua motivação, ajudando-as a identificar pontos a serem melhorados.
Aprenda a servir. Um líder servidor sempre irá transmitir aos outros colaboradores segurança, transparência e humildade. Consequentemente ele receberá em troca a confiança, a honestidade e o respeito.