Seja gentil! Isso pode mudar a sua vida.

por Alvaro Gomes

Alguma vez você já ouviu ou mesmo leu sobre uma passagem do “The Waldorf Astoria”, que conta como um recepcionista de um simples hotel na Filadélfia veio à tornar-se o primeiro gerente do hotel mais famoso do mundo?

A história é a seguinte:

"Numa noite tempestuosa, há muitos anos atrás, um senhor de certa idade e sua esposa entraram no saguão de um pequeno hotel na Filadélfia - EUA.

O homem levou a esposa até uma poltrona, e depois se dirigiu à recepção e perguntou ao recepcionista: 

- Por favor, vocês teriam um lugar para nós?

Ele disse: “Todos os grandes hotéis da cidade estão cheios”.

O funcionário explicou que, como se realizavam três convenções na cidade, não havia nenhum quarto disponível em nenhum lugar. 

- Todos os nossos quartos também estão cheios - disse ele. Todavia, não posso deixar um casal simpático como vocês sair na chuva a uma da manhã. Estariam dispostos a dormir no meu quarto? 

O homem replicou que não gostaria de privá-lo de seu quarto, mas o recepcionista insistiu: 

- Não se preocupe, eu me viro. 

Na manhã seguinte, ao pagar a conta, o senhor disse ao rapaz: Você é o tipo de pessoa que deveria gerenciar o melhor hotel do país. Talvez um dia eu construa um para você. O rapaz olhou para o casal, e sorriu. Os três acabaram rindo muito. 

Dois anos se passaram, e o rapaz já se esquecera do fato, quando recebeu uma carta daquele senhor. Nela ele relembrava a noite de tempestade, e incluía uma passagem de ida e volta a Nova Iorque. 

Quando o rapaz chegou à Nova Iorque, o homem levou - o à esquina da Quinta Avenida com a Rua Trinta e Quatro, e apontou para um enorme prédio, um verdadeiro palácio de pedras avermelhadas com torres e vigias, como um castelo de fadas. 

Esse é o hotel que acabei de construir para você tomar conta. - O senhor deve estar brincando - falou o jovem, sem saber se devia ou não acreditar nas palavras do homem. 

- Não estou brincando - respondeu o homem com um sorriso travesso. O jovem lhe perguntou: 

- Afinal de contas, quem é o senhor? 

Meu nome é William Waldorf Astor. Estamos dando ao hotel o nome de "Waldorf Astoria", e você vai ser seu primeiro gerente. 

O nome do rapaz era George C. Boldt.

Excelente! Não é mesmo?

Histórias como essa nos faz pensar em como um simples gesto de gentileza é capaz de criar em quem a recebe um impacto grandioso. Algo que essa pessoa não esquecerá pelo resto de sua vida.

Esse sem dúvida é o grande segredo da inteligência emocional, "SER GENTIL"

Ser gentil é a maneira mais eficaz de se alcançar notoriedade, pois, é através da gentileza que as outras pessoas enxergarão os verdadeiros valores que trazemos em nós mesmos.

Essa com certeza foi a razão da escolha de William Waldorf Astor para que George Boldt gerenciasse o seu hotel. Ele percebeu que a gentileza do rapaz era espontânea, parte de sua própria essência, sem interesse algum.

É preciso ser gentil. Ser gentil de graça e sem nenhum interesse. Pois, um simples gesto que praticamos no escuro, sem a presença de holofotes, pode ser o gatilho da mudança que almejamos pro futuro, e não somente uma questão de sorte.

SEJA GENTIL!