Ser ou ter ?
por Alvaro Gomes
No decorrer de nossas vidas somos constantemente expostos a conviver com um dilema,
Ser ou ter?
A verdade é que queremos muitas coisas, ter muitas coisas, e quando falamos em ser, somente uma coisa vem em nossa mente, “Ser feliz”. Só que o ser feliz para a grande maioria das pessoas é erroneamente assimilado ao ter o que se almeja, caso contrário, essa condição torna-se impossível.
É claro que merecemos sim usufruir dos frutos do nosso trabalho, mas ser feliz não depende exclusivamente de bens materiais. Eles apenas nos complementam.
Ser um bom pai, uma boa mãe, um bom filho, um bom amigo, um bom esposo, uma boa esposa, são condições que nada no mundo é capaz de substituir.
A sabedoria da vida nos ensina que quando nos direcionamos e nos focamos mais no verbo ser do que no verbo ter, isso nos trás uma satisfação imensa, aumenta nossa autoestima, enriquece o nosso intelecto, amplia a nossa visão, e faz com que todos ao nosso redor também se sintam atingidos por esses efeitos.
A verdade é que quando queremos ser, não há nada e ninguém no mundo que nos impeça de alcançar nosso objetivo, além de que, o ser é eterno. Uma vez que você é, já não há como deixar de ser, ou seja, "o ser não pode ser tirado de você". É o que já não podemos dizer do ter, porque o ter é ilusório e traiçoeiro, é uma condição, um estado momentâneo, algo que lhe pode ser tirado.
Muitas pessoas vão em busca de se especializarem através de um curso superior, de uma pós graduação, de um MBA, o que é correto, porém, muitas o fazem porque almejam um crescimento dentro da empresa em que trabalham, e isso não pode ser de maneira alguma a razão de sua motivação, pois, estão mais focadas em ter um cargo do que em ser de fato o profissional para qual se propuseram a tornar-se. Pense, um cargo dentro de uma empresa ou em qualquer tipo de instituição é algo que pode ser tirado de você a qualquer momento, ou seja, hoje você acorda encarregado e amanhã poderá acordar desempregado.
Sua satisfação profissional deve estar na sua formação, na profissão que você possui, no profissional que você escolheu ser, porque isso não lhe pode ser tirado. Uma vez que você é um engenheiro, um médico, um farmacêutico, um advogado, um mecânico, um eletricista, isso será você sempre! Independente do fato de você estar empregado ou não. E mesmo que a função que hoje você exerça ainda não lhe traga a tão sonhada realização, lembre-se de quem você é, dos valores que você carrega, das competências que você possui, e dos objetivos que você já determinou para sua vida.
É preciso mudar esse conceito de querer ter muitas coisas e somente pensar em ser feliz. Ao invés disso, devemos pensar em "ser" muitas coisas e ter o suficiente para sermos felizes.
Viver é algo maravilhoso, e só aprendemos isso quando percebemos que o mais importante não é ter as melhores coisas do mundo, e sim, em ser todos os dias um ser humano melhor para ele.
Da mesma forma que se buscarmos crescer profissionalmente, esquecendo-nos de crescer interiormente, isso sempre nos trará o vazio, e a ausência de um algo a mais.
Desapegue-se do "ter". Ter um cargo, ter as melhores coisas na vida.
Concentre-se no "ser". Ser o melhor profissional, ser o melhor que puder na vida das outras pessoas.
Essa é a grande sabedoria que nos conduz a total felicidade. É o caminho que nos conduz a verdadeira "excelência".